Mais de metade das idas ao estrangeiro são organizadas via Internet

População em Portugal recorreu a agências de viagens e operadores turísticos em 29,5% das deslocações para fora.

A Internet está a ganhar terreno na organização das viagens para o estrangeiro feitas pela população portuguesa. No primeiro trimestre, 54,3% destas deslocações foram preparadas online, uma subida de cinco pontos percentuais face ao mesmo período de 2013.

Já o recurso às agências de viagens e operadores turísticos caiu 5,9 pontos percentuais, com estes profissionais a prestaram serviços em 29,5% das idas para o estrangeiro. Contabilizando também as viagens dentro do país, a Internet foi usada em 11% dos casos, enquanto as agências se ficam pelos 3,8%.

Os dados foram divulgados esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE) e indicam que, no primeiro trimestre, foram feitas no total 3,56 milhões de viagens com uma duração de pelo menos uma noite, tanto dentro como para fora do país. Este valor é uma descida de 3,5% em relação ao trimestre homólogo.

A população em Portugal fez muito menos viagens de férias e de lazer ao longo dos primeiros três meses deste ano. Este tipo de deslocações sofreu uma redução significativa, de 17,8%, face ao mesmo período de 2013. Pelo contrário, o número de viagens profissionais e de negócios subiu 8,3%, ao passo que as deslocações para visitar familiares e amigos cresceram 2,4%.

A redução, no entanto, poderá ser explicada, pelo menos parcialmente, pelo facto de a Páscoa, um período habitual para pequenas férias, ter no ano passado ocorrido no primeiro trimestre, ao passo que este ano aconteceu já no segundo.

As viagens de automóvel representaram 82% do total das deslocações, essencialmente o mesmo peso que tiveram no primeiro trimestre do ano passado, ao passo que o avião foi usado em 6,9% dos casos (uma descida de 0,8 pontos percentuais).

Já o alojamento particular gratuito, em casa de amigos ou familiares, foi a opção de 76% dos viajantes, com os restantes a ficarem sobretudo em hotéis ou estabelecimentos similares.

Para o relatório, o INE entrevista os residentes em Portugal de cerca de cinco mil unidades de alojamento, representando aproximadamente 12 mil pessoas. É considerada uma viagem turística aquela em que as pessoas permanecem pelo menos uma noite fora dos locais de residência, trabalho ou estudo, independentemente do motivo da viagem, o que abrange deslocações profissionais.

Segundo os dados, as idas ao estrangeiro caíram 8%, mas o peso no total manteve-se essencialmente inalterado: entre Janeiro e Março, estas deslocações representaram 8,3% das viagens, uma pequena descida de 0,4 pontos percentuais em relação ao valor registado no primeiro trimestre de 2013.

É nas viagens profissionais que as idas ao estrangeiro são mais frequentes: praticamente uma em cada três viagens deste tipo é feita para fora do país. Já entre as viagens de férias e lazer, apenas 11,8% são para fora de Portugal.

Os números mostram ainda que aumentou o peso das deslocações de curta duração, que foram 87,6% de todas as viagens. As viagens longas – ou seja, com mais de três noites – caíram 14,3%.

Fonte: Público, 04-08-2014

Destaques Comunicados AHRESP Agenda
Newsletter AHRESP #58
Alojamento Turístico -setembro.2018-
Turismo de Ar Livre e Campismo -setembro.2018-
Newsletter AHRESP #57
Portaria de Extensão – CCT AHRESP | FESAHT – Restauração e Bebidas
Alterações à recolha de lixo (feriado de 1 de novembro)
Alojamento Turístico -agosto.2018-
Turismo de Ar Livre e Campismo -agosto.2018-
ATUALIZAÇÃO DE RENDAS PARA 2019
Estudo inédito reúne dados essenciais para apoiar empresas HORECA
AHRESP promove curso de Gestão de Alojamento Local
CHECKUP HOTEL
AHRESP contra a taxa turística em Fátima, solícita suspensão e apela ao diálogo
AHRESP APRESENTA PROPOSTAS PARA ORÇAMENTO DO ESTADO 2019
AHRESP SAÚDA REALIZAÇÃO DA WEB SUMMIT EM LISBOA POR MAIS 10 ANOS
Alterações legislativas do AL podem ter impactos muito negativos e injustificados
AHRESP apresenta nova fase do programa Seleção Gastronomia e Vinhos Açores
DIA MUNDIAL DO AMBIENTE
AHRESP lança segunda fase do Taste Portugal
AHRESP lança campanha de sensibilização para redução de plásticos
> 35º Festival Nacional Gastronomia | 22/10 a 01/11 | Santarem
> 10.º Festival do Marisco de Ribamar | 23 outubro a 1 novembro | Ribamar
> New Food Bizz | 29 outubro | Santarém
> 10º Aniversário da ASAE | 3 novembro | Porto
> IV Convenção HOTELSHOP/SOCIALSHOP | 04 novembro | Lisboa
> TTR– Feira de Turismo da Roménia | 13 a 16 novembro | Bucareste
> Semináruo 40 Anos ANCIPA | 17 de novembro | Lisboa
> XXVI FEHISPOR, FEIRA HISPANO PORTUGUESA | 19 a 22 novembro | Badajoz
> Alimentaria&Horexpo Lisboa e Portugal AGRO | 21 a 24 novembro | Lisboa
APAVT convida a debater "Turismo: partilhar o futuro"