Fundão: Chefes Michelin participam na Festa da Cereja em Alcongosta

Castelo Branco

Conceituados chefes, três dos quais com uma estrela Michelin, participam este ano na Festa da Cereja que se realiza este fim de semana, entre esta sexta-feira e domingo em Alcongosta, a aldeia do concelho do Fundão conhecida como a "capital da cereja". "O desafio dos chefes será o de criar pratos com produtos da região, nomeadamente com a rainha da festa, ou seja, com a nossa cereja", disse António Miguel Batista, presidente da Junta de Freguesia de Alcongosta.

Entre as presenças confirmadas estão as dos chefes Benoit Sinthon, Miguel Laffan, Henrique Sá Pessoa e Vincent Farges, aos quais se juntarão vários milhares de visitantes que todos os anos marcam presença neste certame. A organização, que está a cargo do Município do Fundão e da Junta de Freguesia de Alcongosta, prevê que, nestes três dias, passem por esta festa entre 30 a 50 mil pessoas, cerca de 10 mil das quais integradas nas 200 excursões que já estão confirmadas. "Além desses, temos os outros visitantes que vêm por meios próprios e que chegam dos quatro cantos do país e até do estrangeiro", aponta António Miguel Batista. Lembrando que "a festa não é apenas da aldeia, mas de todo o concelho", o presidente da junta também destaca o forte impacto económico que este certame tem na economia local: "Os hotéis ficam lotados, os restaurantes enchem e as vendas crescem significativamente", resume. Segundo apontou, ao longo dos três dias em todo o concelho deverão ser comercializadas cerca de 100 toneladas de cereja, 80 das quais no próprio certame. "Só para a festa vendemos 40 mil caixas de dois quilos", acrescenta António Miguel Batista. À cereja, que "este ano antecipou e será de grande qualidade", juntam-se ainda as centenas e centenas de litros de licor, o artesanato com inspiração na cereja, bem como as mil e uma iguarias à base de cereja.

Os licores, as espetadas de cereja e chocolate, o pão e as tripas de cereja têm já lugar cativo numa lista infindável de produtos a que se junta o cada vez mais famoso Pastel de Cereja do Fundão. Em nome da qualidade, nesta edição em Alcongosta apenas será permitida a venda do "Pastel de Cereja receita original", sendo que para o efeito foi criada uma central de venda que tem capacidade de produzir 500 pastéis a cada 15 minutos.

No total, espera-se que a venda ultrapasse as 30 mil unidades. Com a particularidade de ser dinamizado pelos habitantes da localidade, que transformam os pisos térreos das casas em tascas e espaços de exposição, o certame contará com 100 expositores e será ainda palco do lançamento de novos produtos, nomeadamente do iogurte grego artesanal com cereja do Fundão. Estão ainda previstas atividades como os "live cookings", "workshops", atividades desportivas e a colheita de cerejas nos pomares. A animação e música também estão garantidas com vários grupos de música tradicional e popular, que vão atuando pelas diferentes ruas da aldeia.

Fonte: Diário Digital Castelo Branco Online, 11-06-2015

Destaques Comunicados AHRESP Agenda
Alojamento Turístico - julho.2018
Turismo de Ar Livre e Campismo - julho.2018
Alteração ao Contrato Coletivo de Trabalho entre a AHRESP e a FESAHT
Publicação do novo regime do Alojamento Local (AL)
Portal Nacional de Fornecedores do Estado
Novo regime para o Alojamento Local
Linha de Crédito Capitalizar 2018
BREXIT – Preparação para Saída do Reino Unido da UE
Linha de Apoio IFFRU 2020
Newsletter AHRESP #55
Alterações legislativas do AL podem ter impactos muito negativos e injustificados
AHRESP apresenta nova fase do programa Seleção Gastronomia e Vinhos Açores
DIA MUNDIAL DO AMBIENTE
AHRESP lança segunda fase do Taste Portugal
AHRESP lança campanha de sensibilização para redução de plásticos
Restauração e Alojamento criaram mais de 21 mil novos postos de trabalho
NOVOS ÓRGÃOS SOCIAIS DA AHRESP TOMARAM POSSE
AHRESP NA VICE PRESIDÊNCIA DA FEDERAÇÃO EUROPEIA ORGANIZAÇÕES CAMPISMO E CARAVANISMO
Eleições da AHRESP Triénio 2018-2021
Turismo continua a impulsionar evolução positiva da conjuntura económica
> 35º Festival Nacional Gastronomia | 22/10 a 01/11 | Santarem
> 10.º Festival do Marisco de Ribamar | 23 outubro a 1 novembro | Ribamar
> New Food Bizz | 29 outubro | Santarém
> 10º Aniversário da ASAE | 3 novembro | Porto
> IV Convenção HOTELSHOP/SOCIALSHOP | 04 novembro | Lisboa
> TTR– Feira de Turismo da Roménia | 13 a 16 novembro | Bucareste
> Semináruo 40 Anos ANCIPA | 17 de novembro | Lisboa
> XXVI FEHISPOR, FEIRA HISPANO PORTUGUESA | 19 a 22 novembro | Badajoz
> Alimentaria&Horexpo Lisboa e Portugal AGRO | 21 a 24 novembro | Lisboa
APAVT convida a debater "Turismo: partilhar o futuro"