Associação do Comércio Distrito de Setúbal reúne com António Costa

Restauração com o IVA a 23% está a levar à destruição

A Delegação do Seixal da ACISTDS - Associação do Comércio, Indústria, Serviços e Turismo do Distrito de Setúbal recebeu, no dia 02 de Julho, a comitiva da Federação Distrital do Partido Socialista (PS), a qual se fez acompanhar pelo Secretário-geral e candidato do partido nas próximas eleições legislativas, António Costa, bem como por Mário Centeno, responsável pelo plano macroeconómico defendido pelos socialistas.

O Presidente da Direcção da ACISTDS, Francisco Carriço, fez garantir a representatividade da Instituição, a par do Presidente do Conselho Fiscal e Presidente da Delegação do Seixal, Isaú Maia. Estiveram igualmente presentes na sessão Rodrigo Pinto, Vice-Presidente e Tesoureiro da Direcção, Joaquim Milho, Secretário e Fernando Jorge Gouveia, dirigente da Delegação do Seixal.

O Presidente da Direcção centrou a sua intervenção na pesada carga fiscal da qual são alvo as micro e pequenas empresas, em Portugal . Para além da ditadura fiscal , conforme lhe apelida, o dirigente mencionou, também, o caso da restauração, com o IVA a 23%, o que está a levar à destruição de um dos sectores mais fortes da economia . Francisco Carriço sublinhou, ainda, o fosso existente entre as micro e pequenas empresas e as grandes grupos, demonstrando-o, inclusive, através do facto de que entre todas as empresas portuguesas cotadas em bolsa, somente uma tem sede e domicílio fiscal em Portugal, sendo que as restantes não pagam os seus impostos no país . O maior número de falências de empresas foi registado em 2014 , despoletado, também, pela queda da banca , que ostenta juros bastante elevados . O difícil acesso ao crédito, a perda de poder de compra por parte dos consumidores, que se vêem subjugados ao flagelo do desemprego e a destruição da classe média , foram os principais indicadores apontados pelo Presidente da ACISTDS.

Francisco Carriço abordou ainda, embora de um modo superficial, o estado em que se encontra o quadro comunitário "Portugal 2020" e a respectiva atribuição das verbas contempladas referindo que, em 2014, não houve qualquer libertação das mesmas, prevendo-se que, no corrente ano, seja disponibilizado 5% do valor total a ser aplicado. O Presidente da Direcção da ACISTDS rematou com a ideia de que é urgente a introdução de capital circulante no país, que se encontra em perigo iminente de ruptura .

Para além da ACISTDS, estiveram representadas outras instituições de âmbito distrital e nacional, como a AHRESP - Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, a ALIS - Associação Livre de Suinicultores, a APPPFN - Associação Portuguesa de Produtores de Plantas e Flores Naturais, a AAS - Associação dos Agricultores do Distrito de Setúbal, a APA - Associação Portuguesa de Aquacultores, a ArtesanalPesca - Organização de Produtores de Pesca, C.R.L., a AECOPS - Associação de Empresas de Construção, Obras Públicas e Serviços, o Turismo do Alentejo e a IDSET - Associação Portuguesa para a Inovação e Desenvolvimento.

Os representantes das diversas entidades enunciaram aqueles que consideram ser os principais problemas dos respectivos sectores de actividade. Após ter ouvido todos os intervenientes, o Secretário-geral do PS usou da palavra, deixando transparecer algumas das medidas propostas pelo partido para a próxima legislatura, com vista a minimizar ou mesmo a solucionar alguns dos pontos mencionados pelos dirigentes dos diversos organismos.

Fonte: Rostos.pt, 07.07.2015 

 

Destaques Comunicados AHRESP Agenda
Newsletter AHRESP #55
Livro de Reclamações Eletrónico
AHRESP alerta para a urgência de uma nova Lei para o Arrendamento Empresarial
Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior
Receitas Turísticas Internacionais - abril
Turismo de Ar Livre e Campismo - abril
Newsletter AHRESP #54
Alojamento Turístico - abril
Newsletter AHRESP #53
Prémios AHRESP 2018
Alterações legislativas do AL podem ter impactos muito negativos e injustificados
AHRESP apresenta nova fase do programa Seleção Gastronomia e Vinhos Açores
DIA MUNDIAL DO AMBIENTE
AHRESP lança segunda fase do Taste Portugal
AHRESP lança campanha de sensibilização para redução de plásticos
Restauração e Alojamento criaram mais de 21 mil novos postos de trabalho
NOVOS ÓRGÃOS SOCIAIS DA AHRESP TOMARAM POSSE
AHRESP NA VICE PRESIDÊNCIA DA FEDERAÇÃO EUROPEIA ORGANIZAÇÕES CAMPISMO E CARAVANISMO
Eleições da AHRESP Triénio 2018-2021
Turismo continua a impulsionar evolução positiva da conjuntura económica
> 35º Festival Nacional Gastronomia | 22/10 a 01/11 | Santarem
> 10.º Festival do Marisco de Ribamar | 23 outubro a 1 novembro | Ribamar
> New Food Bizz | 29 outubro | Santarém
> 10º Aniversário da ASAE | 3 novembro | Porto
> IV Convenção HOTELSHOP/SOCIALSHOP | 04 novembro | Lisboa
> TTR– Feira de Turismo da Roménia | 13 a 16 novembro | Bucareste
> Semináruo 40 Anos ANCIPA | 17 de novembro | Lisboa
> XXVI FEHISPOR, FEIRA HISPANO PORTUGUESA | 19 a 22 novembro | Badajoz
> Alimentaria&Horexpo Lisboa e Portugal AGRO | 21 a 24 novembro | Lisboa
APAVT convida a debater "Turismo: partilhar o futuro"