Associação do Comércio Distrito de Setúbal reúne com António Costa

Restauração com o IVA a 23% está a levar à destruição

A Delegação do Seixal da ACISTDS - Associação do Comércio, Indústria, Serviços e Turismo do Distrito de Setúbal recebeu, no dia 02 de Julho, a comitiva da Federação Distrital do Partido Socialista (PS), a qual se fez acompanhar pelo Secretário-geral e candidato do partido nas próximas eleições legislativas, António Costa, bem como por Mário Centeno, responsável pelo plano macroeconómico defendido pelos socialistas.

O Presidente da Direcção da ACISTDS, Francisco Carriço, fez garantir a representatividade da Instituição, a par do Presidente do Conselho Fiscal e Presidente da Delegação do Seixal, Isaú Maia. Estiveram igualmente presentes na sessão Rodrigo Pinto, Vice-Presidente e Tesoureiro da Direcção, Joaquim Milho, Secretário e Fernando Jorge Gouveia, dirigente da Delegação do Seixal.

O Presidente da Direcção centrou a sua intervenção na pesada carga fiscal da qual são alvo as micro e pequenas empresas, em Portugal . Para além da ditadura fiscal , conforme lhe apelida, o dirigente mencionou, também, o caso da restauração, com o IVA a 23%, o que está a levar à destruição de um dos sectores mais fortes da economia . Francisco Carriço sublinhou, ainda, o fosso existente entre as micro e pequenas empresas e as grandes grupos, demonstrando-o, inclusive, através do facto de que entre todas as empresas portuguesas cotadas em bolsa, somente uma tem sede e domicílio fiscal em Portugal, sendo que as restantes não pagam os seus impostos no país . O maior número de falências de empresas foi registado em 2014 , despoletado, também, pela queda da banca , que ostenta juros bastante elevados . O difícil acesso ao crédito, a perda de poder de compra por parte dos consumidores, que se vêem subjugados ao flagelo do desemprego e a destruição da classe média , foram os principais indicadores apontados pelo Presidente da ACISTDS.

Francisco Carriço abordou ainda, embora de um modo superficial, o estado em que se encontra o quadro comunitário "Portugal 2020" e a respectiva atribuição das verbas contempladas referindo que, em 2014, não houve qualquer libertação das mesmas, prevendo-se que, no corrente ano, seja disponibilizado 5% do valor total a ser aplicado. O Presidente da Direcção da ACISTDS rematou com a ideia de que é urgente a introdução de capital circulante no país, que se encontra em perigo iminente de ruptura .

Para além da ACISTDS, estiveram representadas outras instituições de âmbito distrital e nacional, como a AHRESP - Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, a ALIS - Associação Livre de Suinicultores, a APPPFN - Associação Portuguesa de Produtores de Plantas e Flores Naturais, a AAS - Associação dos Agricultores do Distrito de Setúbal, a APA - Associação Portuguesa de Aquacultores, a ArtesanalPesca - Organização de Produtores de Pesca, C.R.L., a AECOPS - Associação de Empresas de Construção, Obras Públicas e Serviços, o Turismo do Alentejo e a IDSET - Associação Portuguesa para a Inovação e Desenvolvimento.

Os representantes das diversas entidades enunciaram aqueles que consideram ser os principais problemas dos respectivos sectores de actividade. Após ter ouvido todos os intervenientes, o Secretário-geral do PS usou da palavra, deixando transparecer algumas das medidas propostas pelo partido para a próxima legislatura, com vista a minimizar ou mesmo a solucionar alguns dos pontos mencionados pelos dirigentes dos diversos organismos.

Fonte: Rostos.pt, 07.07.2015 

 

Destaques Comunicados AHRESP Agenda
Newsletter AHRESP #57
Portaria de Extensão – CCT AHRESP | FESAHT – Restauração e Bebidas
Alterações à recolha de lixo (feriado de 1 de novembro)
Alojamento Turístico -agosto.2018-
Turismo de Ar Livre e Campismo -agosto.2018-
ATUALIZAÇÃO DE RENDAS PARA 2019
Estudo inédito reúne dados essenciais para apoiar empresas HORECA
CCT entre a AHRESP e a FESAHT - alteração salarial e outras
Newsletter AHRESP #56
Campanha #MENOS PLÁSTICO, MAIS AMBIENTE
AHRESP APRESENTA PROPOSTAS PARA ORÇAMENTO DO ESTADO 2019
AHRESP SAÚDA REALIZAÇÃO DA WEB SUMMIT EM LISBOA POR MAIS 10 ANOS
Alterações legislativas do AL podem ter impactos muito negativos e injustificados
AHRESP apresenta nova fase do programa Seleção Gastronomia e Vinhos Açores
DIA MUNDIAL DO AMBIENTE
AHRESP lança segunda fase do Taste Portugal
AHRESP lança campanha de sensibilização para redução de plásticos
Restauração e Alojamento criaram mais de 21 mil novos postos de trabalho
NOVOS ÓRGÃOS SOCIAIS DA AHRESP TOMARAM POSSE
AHRESP NA VICE PRESIDÊNCIA DA FEDERAÇÃO EUROPEIA ORGANIZAÇÕES CAMPISMO E CARAVANISMO
> 35º Festival Nacional Gastronomia | 22/10 a 01/11 | Santarem
> 10.º Festival do Marisco de Ribamar | 23 outubro a 1 novembro | Ribamar
> New Food Bizz | 29 outubro | Santarém
> 10º Aniversário da ASAE | 3 novembro | Porto
> IV Convenção HOTELSHOP/SOCIALSHOP | 04 novembro | Lisboa
> TTR– Feira de Turismo da Roménia | 13 a 16 novembro | Bucareste
> Semináruo 40 Anos ANCIPA | 17 de novembro | Lisboa
> XXVI FEHISPOR, FEIRA HISPANO PORTUGUESA | 19 a 22 novembro | Badajoz
> Alimentaria&Horexpo Lisboa e Portugal AGRO | 21 a 24 novembro | Lisboa
APAVT convida a debater "Turismo: partilhar o futuro"