"Queremos tentar que o próximo Governo olhe mais" para o sector da restauração

mario goncalves ahrespO presidente da AHRESP, Mário Pereira Gonçalves, afirmou, esta manhã, à margem da apresentação da Alimentaria & Horexpo /Portugal Agro, que chegam à FIL em Novembro, que o espaço da AHRESP na Alimentaria & Horexpo triplicará este ano. De acordo com o responsável este é um evento "em que os empresários  do canal Horeca encontram sempre novos produtos, equipamentos e tecnologias". "Como em anos anteriores, vamos organizar no dia 23 e 24 as nossa jornadas onde vamos discutir assuntos de interesse para a actividade da hotelaria e da restauração", deu conta o também presidente da comissão de organização da Horexpo.

Sobre os temas que estarão em debate, o responsável afirmou que serão aqueles que "estejam mais actuais" na altura, uma vez que antes ainda haverá eleições. No entanto, há temáticas sobre as quais nunca é demais o debate. A "fiscalidade e o IVA" são duas delas. "Mas nós temos outras situações como a lei do arrendamento que para nós é importante e a lei que está neste momento e é nova não serve o sector, pelo contrário, não é por acaso que estabelecimentos emblemáticos no país construídos há muitos anos estão em perigo, os custos de contexto, temos cento e tal custos de contexto...", lembrou.

"Queremos tentar que o próximo Governo olhe mais para este sector de actividade que é um sector importante. Neste momento, estamos a sentir alguma recuperação mas é lenta, não é a recuperação que o sector da hotelaria tem tido, que está hoje bem. Queremos que o sector da restauração volte a ser aquilo que era no passado e que há-de ser, com certeza, dada a melhoria da nossa gastronomia", concluiu.


Alimentaria & Horexpo /Portugal Agro em Novembro na FIL

A 13ª edição da Alimentaria & Horexpo/Portugal Agro contará este ano com um novo espaço, a "Alimentaria Experience", direccionado ao consumidor final e onde decorrerão, entre outras actividades, degustações e showcookings.

Na apresentação desta manhã, Assunção Cristas, ministra da Agricultura e do Mar, afirmou que "a realização destes eventos é uma oportunidade para "dar a conhecer a qualidade e diferenciação dos produtos portugueses". A Alimentaria & Horexpo /Portugal Agro são por isso "uma oportunidade de trazer a Portugal gente que venha conhecer in loco os produtos que estão na feira, e posteriormente, visitarem os próprios produtores".

Jorge Rocha de Matos, presidente da AIP, afirmou que esteve é um fim de semana que reúne "duas importantes fileiras interligadas da economia portuguesa que têm um com contributo cada vez mais importante para a riqueza" do país.

A Alimentaria & Horexpo recebe todos os anos cerca de dois mil compradores directos estrangeiros, entre os quais estarão, nesta edição, cerca de 80 compradores, convidados do programa de hosted buyers, provenientes dos PALOP, Espanha, França, EUA, entre outros.

A 13ª edição da Alimentaria & Horexpo realiza-se de 22 a 24 de Novembro e a 2ª edição do Portugal Agro, de 21 a 23 de Novembro, ambas na FIL.

Fonte: Ambitur, 17-07-2015

 

Destaques Comunicados AHRESP Agenda
Alojamento Turístico - julho.2018
Turismo de Ar Livre e Campismo - julho.2018
Alteração ao Contrato Coletivo de Trabalho entre a AHRESP e a FESAHT
Publicação do novo regime do Alojamento Local (AL)
Portal Nacional de Fornecedores do Estado
Novo regime para o Alojamento Local
Linha de Crédito Capitalizar 2018
BREXIT – Preparação para Saída do Reino Unido da UE
Linha de Apoio IFFRU 2020
Newsletter AHRESP #55
Alterações legislativas do AL podem ter impactos muito negativos e injustificados
AHRESP apresenta nova fase do programa Seleção Gastronomia e Vinhos Açores
DIA MUNDIAL DO AMBIENTE
AHRESP lança segunda fase do Taste Portugal
AHRESP lança campanha de sensibilização para redução de plásticos
Restauração e Alojamento criaram mais de 21 mil novos postos de trabalho
NOVOS ÓRGÃOS SOCIAIS DA AHRESP TOMARAM POSSE
AHRESP NA VICE PRESIDÊNCIA DA FEDERAÇÃO EUROPEIA ORGANIZAÇÕES CAMPISMO E CARAVANISMO
Eleições da AHRESP Triénio 2018-2021
Turismo continua a impulsionar evolução positiva da conjuntura económica
> 35º Festival Nacional Gastronomia | 22/10 a 01/11 | Santarem
> 10.º Festival do Marisco de Ribamar | 23 outubro a 1 novembro | Ribamar
> New Food Bizz | 29 outubro | Santarém
> 10º Aniversário da ASAE | 3 novembro | Porto
> IV Convenção HOTELSHOP/SOCIALSHOP | 04 novembro | Lisboa
> TTR– Feira de Turismo da Roménia | 13 a 16 novembro | Bucareste
> Semináruo 40 Anos ANCIPA | 17 de novembro | Lisboa
> XXVI FEHISPOR, FEIRA HISPANO PORTUGUESA | 19 a 22 novembro | Badajoz
> Alimentaria&Horexpo Lisboa e Portugal AGRO | 21 a 24 novembro | Lisboa
APAVT convida a debater "Turismo: partilhar o futuro"