Há mais 11 restaurantes lisboetas com os troféus dos Garfos

Há mais restaurantes em Lisboa distinguidos com os Garfos do concurso Lisboa à Prova 2015, uma iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa em parceria com o Turismo de Lisboa e a AHRESP (Associação de Hotelaria,Restauração e Similares de Portugal). No total são 126 (em 2014 tinham sido 115) os restaurantes da capital que receberam os galardões de 1 Garfo, 2 Garfos e 3 Garfos, anunciados numa cerimónia no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Há várias mudanças nas três categorias, o que reflecte o dinamismo do universo da restauração em Lisboa, com muitos projectos novos a abrir e alguns a fechar. No entanto, dado que só são avaliados os restaurantes que se inscrevem – e este ano registou-se, segundo a organização, um aumento de 25% nas inscrições, tendo sido validadas 214 – isto significa que alguns que se inscreveram em anos anteriores poderão não o ter feito este ano, o que explicará o seu desaparecimento das listas.

Na categoria de 3 Garfos mantiveram-se sete restaurantes, mas houve uma substituição: saiu o Salsa & Coentros e entrou o Restaurante Lapa do Hotel Olissipo Lapa Palace, que se juntou a A Travessa, Belcanto, Eleven, Feitoria, O Nobre e Varanda.

Depois de seis meses de visitas aos restaurantes inscritos (mínimo de três visitas, máximo de seis), os avaliadores concluíram que 29 eram merecedores dos 2 Garfos (em 2014 tinham sido 35). A lista, que inclui várias entradas novas, é composta por: 1300 Taberna, A Cevicheria, Bistrô 4, Cantinho do Avillez, Duplex, Enoteca de Belém, Estórias na Casa da Comida, Flor-de-lis, Flores do Bairro, Grill D. Fernando, Leopold, Lisboa à Noite, Lisboète, Mensagem, Mini Bar, O Bem Disposto, O Talho, Panorama, Peixaria da Esquina, Rossio Bar Terraço, Sala de Corte, Salsa & Coentros, Sessenta, Tabik, Tasca da Esquina, Via Graça, Viva Lisboa, Volver de Carne Y Alma e Xapuri Bistro.

A categoria 1 Garfo inclui este ano 90 restaurantes (no ano passado foram 73). Houve alguns que saíram, outros que entraram e alguns que tinham tido dois Garfos e que se viram este ano colocados na categoria de 1 Garfo. Entre os que não figuravam na lista de 2014 estão A Fábrica de Santiago, A Tasca do Tio Candinho, Adega Machado, Apicius, Aromas e Temperos, Bellalisa Elevador, Bistro Edelweiss, Blend, Carmo, Cervejaria Portugália (Belém), Coffee Shop Rendez Vous, De Castro Elias, Dinastia Tang, Fumeiro de Santa Catarina, Gustus e Sushi Alentejano, Le Moustache, Maria Catita, Marisqueira D’Pescador, Mercearia de L Praino, Mô Petiscaria, Nogueira’s Fire Food, O Guarda-Mor, Restaurante Carnalentejana, Sagrada Família, Salsa Rosa Bistro, The George, The Insólito, The Old House, Tsubaki, Very Important Picanha, Vicente by Carnalentejana, Wasabi Sushi Bar.

Depois da divulgação dos resultados do concurso de 2015 iniciam-se acções de promoção dos restaurantes vencedores – que incluem passatempos com os concorrentes, a Mostra dos Premiados e o Lisboa à Prova com Arte. Mas, anuncia a Câmara, este ano haverá também iniciativas que ligarão os restaurantes à música, ao cinema, às artes e à arquitectura.

Fonte: Público, 19-01-2016

 

Destaques Comunicados AHRESP Agenda
Newsletter AHRESP #57
Portaria de Extensão – CCT AHRESP | FESAHT – Restauração e Bebidas
Alterações à recolha de lixo (feriado de 1 de novembro)
Alojamento Turístico -agosto.2018-
Turismo de Ar Livre e Campismo -agosto.2018-
ATUALIZAÇÃO DE RENDAS PARA 2019
Estudo inédito reúne dados essenciais para apoiar empresas HORECA
CCT entre a AHRESP e a FESAHT - alteração salarial e outras
Newsletter AHRESP #56
Campanha #MENOS PLÁSTICO, MAIS AMBIENTE
AHRESP APRESENTA PROPOSTAS PARA ORÇAMENTO DO ESTADO 2019
AHRESP SAÚDA REALIZAÇÃO DA WEB SUMMIT EM LISBOA POR MAIS 10 ANOS
Alterações legislativas do AL podem ter impactos muito negativos e injustificados
AHRESP apresenta nova fase do programa Seleção Gastronomia e Vinhos Açores
DIA MUNDIAL DO AMBIENTE
AHRESP lança segunda fase do Taste Portugal
AHRESP lança campanha de sensibilização para redução de plásticos
Restauração e Alojamento criaram mais de 21 mil novos postos de trabalho
NOVOS ÓRGÃOS SOCIAIS DA AHRESP TOMARAM POSSE
AHRESP NA VICE PRESIDÊNCIA DA FEDERAÇÃO EUROPEIA ORGANIZAÇÕES CAMPISMO E CARAVANISMO
> 35º Festival Nacional Gastronomia | 22/10 a 01/11 | Santarem
> 10.º Festival do Marisco de Ribamar | 23 outubro a 1 novembro | Ribamar
> New Food Bizz | 29 outubro | Santarém
> 10º Aniversário da ASAE | 3 novembro | Porto
> IV Convenção HOTELSHOP/SOCIALSHOP | 04 novembro | Lisboa
> TTR– Feira de Turismo da Roménia | 13 a 16 novembro | Bucareste
> Semináruo 40 Anos ANCIPA | 17 de novembro | Lisboa
> XXVI FEHISPOR, FEIRA HISPANO PORTUGUESA | 19 a 22 novembro | Badajoz
> Alimentaria&Horexpo Lisboa e Portugal AGRO | 21 a 24 novembro | Lisboa
APAVT convida a debater "Turismo: partilhar o futuro"