Ministra do "Simplex" inaugura em Santarém "a Loja do Cidadão mais bonita do País"

Manuel Leitão Marques inauguram a Loja do Cidadão A Loja do Cidadão de Santarém foi inaugurada esta tarde, dia 21 de dezembro, por Maria Manuel Leitão Marques, ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, por Fernando Rocha Andrade, secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, por Graça Fonseca, secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa, e por Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara de Santarém.

Ricardo Gonçalves começou por lembrar que "quis o destino que fosse no Solstício, que nos traz a luz, depois de todas as dificuldades por que passámos para que a abertura desta Loja fosse uma realidade". Para o presidente da Câmara de Santarém, "esta Loja do Cidadão é a mais bonita do País", para além de ser muito importante "para todos nós, uma vez que melhora substancialmente a qualidade dos nossos serviços, nomeadamente, ao nível do atendimento das Finanças".

O autarca defendeu ainda que "para que a loja do Cidadão fique completa, era excelente a vinda para o espaço do IRN - Instituto dos Registos e Notariado, em jeito de apelo a Maria Manuel Leitão Marques, ministra da Presidência e da Modernização Administrativa.

Ricardo Gonçalves disse ter "muito orgulho na arquitetura deste espaço, agora requalificado, com projeto de técnicos desta autarquia, que agora vamos candidatar a prémios de requalificação de espaços municipais", e pediu "uma salva de palmas a todos os trabalhadores que se empenharam para que a abertura desta Loja se tornasse realidade".

Graça Fonseca, Rocha Andrade, Maria Manuel Leitão Marques

e Ricardo Gonçalves O presidente da Câmara de Santarém recordou que, ao nível da modernização administrativa, "Maria Manuel Leitão Marques, hoje, ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, é líder da mudança, ao nível da modernização administrativa, uma vez que, enquanto secretária de Estado da Modernização Administrativa no XVIII Governo, criou o Cartão de Cidadão, o Simplex e as Lojas do Cidadão, que hoje, a trouxeram a Santarém para inaugurar a Loja do Cidadão de Santarém, e que o País tem que saber que quem traz valor, antecipa o futuro."

O presidente da Câmara de Santarém espera que os protocolos assinados para a implementação de Espaços do Cidadão em algumas freguesias do Concelho: Alcanede, Pernes, Vale de Santarém, Azoia de Cima e Tremês, Póvoa de Santarém, Azoia de Baixo e Achete, sejam cumpridos brevemente, de modo a que os espaços abram em 2017.

Por sua vez, o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais afirmou que "por vezes, as atribulações de alguns projetos e algumas vicissitudes, trazem situações de justiça", referindo-se a Maria Manuel Leitão Marques, ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, uma vez que "esteve sempre envolvida no lançamento deste projeto".

Fernando Rocha Andrade realçou a importância da presença em espaços como este, dos Serviços de Finanças, uma vez que permite às pessoas terem apoio no cumprimento das suas obrigações fiscais, de forma mais simples e mais eficaz.

Demonstração de Fandango Para Maria Manuel Leitão Marques, ministra da Presidência e da Modernização Administrativa "este é uma espaço de Cidadania, de serviço público para os cidadãos e também um espaço de Cultura e de Liberdade", numa alusão à Coluna que partiu de Santarém para nos devolver a Liberdade, em Abril de 1974.

"Este espaço de modernização administrativa é dos espaços que mais surpreende, pelas dificuldades que tivemos para que a sua abertura fosse uma realidade, e agora, que as dificuldades foram ultrapassadas, a Administração Central delega na Administração Local a gestão desta Loja, onde os cidadãos vão poder tratar de tudo no mesmo local, em horários convenientes, de modo a dar mais qualidade de vida aos cidadãos", referiu a ministra.

Classificado como Edifício com Interesse Municipal, pelo Edital n.º 145/2003 de 3 de novembro de 2003 da Câmara de Santarém e ratificado na Assembleia Municipal de 26 de setembro de 2003, após Deliberação de 19 de maio de 20013, da Câmara de Santarém, alberga a Loja do Cidadão que abriu ao público no dia 19 de dezembro, com horário de atendimento, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 18h00, com exceção da AT - Autoridade Tributária, que encerra às 16h30.

Com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços públicos aos cidadãos e às empresas, a AMA - Agência para a Modernização Administrativa fez um acordo de transferência de gestão da Loja do Cidadão de Santarém para o Município. Esta transferência de gestão vem beneficiar os munícipes em termos de desburocratização e poupança de tempo útil, constituindo, por isso, uma forma de potenciar o desenvolvimento do Concelho.

Assistência presente na inauguração da Loja do Cidadão Para a Loja do Cidadão, para além de serviços da Câmara de Santarém, já estão confirmadas as presenças da Repartição de Finanças da Cidade, balcões das Águas de Santarém e da Tagusgás, da AT - Autoridade Tributária, do IPS - Instituto Politécnico de Santarém, da Galp e da AHRESP - Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal. A partir do dia 2 de janeiro de 2017, a Loja do Cidadão conta com atendimento por parte do IMT - Instituto da Mobilidade e dos Transportes.

A Loja dispõe ainda do Espaço Cidadão - posto de atendimento do tipo balcão único que agrega a prestação de vários serviços de diferentes entidades do Estado, que pretende proporcionar ao munícipe um atendimento digital assistido no acesso aos serviços do Estado, com recurso à internet. A sua implementação é coordenada pela AMA em parceria com o Município de Santarém e com as entidades públicas prestadoras de serviços desta natureza.

Fonte: GRPC|CMS 

 

Destaques Comunicados AHRESP Agenda
Hotelaria volta a ser premiada pelos ´Óscares´ o Turismo
Prémios Publituris: Comendador Mário Pereira Gonçalves recebeu o Prémio Carreira
CENTRO RECOLHE 71 TONELADAS DE BENS
Costa debate Portugal 2030 com empresários no dia 27
Portugal pode atrair turistas que gastam mais 30%
Apoios Programa de Generalização das Refeições Escolares - ano letivo de 17/18
CONVITE - ‘Qual o impacto do Alojamento Local na Região de Lisboa?’
Caderno de Economia e Negócios AHRESP Nº02
Alteração Salarial e outras ao Contrato Coletivo de Trabalho entre a AHRESP e a FESAHT
Há turistas a mais em Lisboa? Não, talvez, depende...
Alimentação dos portugueses em debate na 1ª Convenção de Alimentação Coletiva
AHRESP lança ‘Rede de Restaurantes Portugueses no Mundo’ para enaltecer a gastronomia nacional
Linha de apoio a empresas turísticas afetadas pelos incêndios
AHRESP reforça apelo a solidariedade a Pedrógão Grande
Confirmando a expetativa da AHRESP
CAMPANHA de SOLIDARIEDADE com a REGIÃO CENTRO
AHRESP e CTP promovem workshops em todo o país para empresários do turismo
AHRESP retira 3,4 milhões de euros de custos às empresas do Canal HORECA
Turismo Decisivo Crescimento do PIB, do Emprego e das Exportações
AHRESP saúda aprovação da lei sobre a clarificação do Imposto do Selo
> 35º Festival Nacional Gastronomia | 22/10 a 01/11 | Santarem
> 10.º Festival do Marisco de Ribamar | 23 outubro a 1 novembro | Ribamar
> New Food Bizz | 29 outubro | Santarém
> 10º Aniversário da ASAE | 3 novembro | Porto
> IV Convenção HOTELSHOP/SOCIALSHOP | 04 novembro | Lisboa
> TTR– Feira de Turismo da Roménia | 13 a 16 novembro | Bucareste
> Semináruo 40 Anos ANCIPA | 17 de novembro | Lisboa
> XXVI FEHISPOR, FEIRA HISPANO PORTUGUESA | 19 a 22 novembro | Badajoz
> Alimentaria&Horexpo Lisboa e Portugal AGRO | 21 a 24 novembro | Lisboa
APAVT convida a debater "Turismo: partilhar o futuro"