Viseu é a 1ª "Cidade Nacional Convidada" da BTL, em 2017

O Município de Viseu, Turismo do Centro, Fundação AIP e Comissão Organizadora da BTL - Bolsa de Turismo de Lisboa anunciaram esta terça-feira que Viseu será a primeira "Cidade Nacional Convidada" da BTL, que se realiza entre 15 e 19 de Março. A nova categoria surge no âmbito do "Ano Oficial para Visitar Viseu" que arranca agora, promovida pela autarquia, e da política de inovação daquela que é a mais importante feira internacional de turismo do país: a BTL.

A iniciativa, dirigida sobretudo ao mercado interno mas alargado à zona mais próxima da Extremadura espanhola, tem como objetivos principais o aumento da notoriedade e da reputação de Viseu e a valorização do papel das cidades médias no turismo, disse o presidente da Câmara, Almeida Henriques. O mercado potencial é de 6 milhões de visitantes disse o presidente da E.R. Turismo do Centro, Pedro Machado.

Segundo o edil, "este novo estatuto é um empurrão na promoção de Viseu enquanto destino, no ano que deverá registar os melhores indicadores turísticos da década, consolidando a recuperação dos anos da crise do turismo nacional".

Almeida Henriques defendeu ainda que "o 'boom' turístico em Portugal reclama iniciativas como esta e a afirmação de destinos complementares". "Cidades médias, como Viseu, podem constituir alternativas de excelência às grandes cidades e às regiões turísticas tradicionais", concluiu.

O autarca apontou "o mix poderoso de experiências" que a cidade pode proporcionar como um dos atrativos, referindo-se, nomeadamente, à gastronomia e vinhos revelando que a Ahresp qualificou 29 restaurantes, ao turismo ativo, à cultura - aludindo aos 2500 anos de história -, aos eventos tais como a Feira de São Mateus ou aos festivais de música.

Já Pedro Machado, defendeu que "a atribuição a Viseu do estatuto de 'Cidade Nacional Convidada da BTL 2017', na sua primeira edição, premeia o excelente trabalho desenvolvido pelo Município, honra a Região Centro de Portugal, estimula empresas e operadores e constitui um enorme incentivo para a captação de novos investimentos para a atividade turística."

"No ano em que Viseu declara 2017 como um tempo 'obrigatório' para 'visitar e viver a cidade', esta oportunidade demonstra o seu caráter nacional e a sua vocação para participar e receber grandes eventos, reforça a sua capitalidade e contribui para o aumento da notoriedade e atratividade da Região Centro de Portugal", assinala o responsável máximo da Turismo do Centro.

Para a Fundação AIP e a Comissão Organizadora da BTL, este novo estatuto da BTL é uma consequência da dinâmica "do maior evento de turismo em Portugal". "Nesta 29ª edição e tendo em conta o interesse cada vez maior do grande público, a BTL lança esta nova categoria nos destinos convidados, localizando uma cidade e o papel das entidades regionais e das autarquias. As cidades têm características únicas e são, grande parte das vezes, um ponto de chegada para os turistas, nacionais e estrangeiros. As nossas cidades são cada vez mais, bilhetes-postais do nosso País, cada uma com a sua cultura própria", destacam.

A organização da feira entende ainda que "este ano será Viseu a primeira Cidade Nacional Convidada da BTL, congratulando-nos com o trabalho desenvolvido entre o Município de Viseu e a Entidade Regional de Turismo do Centro, que tem vindo a revalorizar esta cidade enquanto destino, desenvolvendo os aspetos económicos, culturais e turísticos, através da iniciativa '2017, Ano Oficial para Visitar Viseu'." 

Fonte: Shopping Spirit Online

 

Destaques Comunicados AHRESP Agenda
Incêndios: Crédito bancário para turismo pode atingir "taxa zero" de juros
Hotelaria e restauração explicam quase 40% da criação de emprego
Certificado Óleos Alimentares Usados - FIM DA OBRIGAÇÃO DE AFIXAÇÃO
PRÉMIOS AHRESP 2018
Projeto de Igualdade Salarial da AHRESP é referência de boas práticas na Europa
PONTOS ESSENCIAIS: Web Summit: Tudo o que já se sabe a uma semana do evento
FESAHT - Pré-aviso Greve
Programa ´Portugal Sou Eu´ contribuiu para aumento das vendas em 82,6% das empresas que aderiram
"É preciso que os turistas encontrem produtos de Portugal à venda quando voltam a casa"
Já há alojamentos turísticos e restaurantes esgotados em Lisboa para a Web Summit
A noite e a (in)segurança
Conselho Consultivo da AHRESP reunido na Riberalves
AHRESP saúda criação de linhas de apoio específicas para as empresas afetadas pelos incêndios
AHRESP congratula-se com descriminalização da exibição não autorizada de áudio e audiovisuais
AHRESP expressa voto de pesar pelas vítimas dos incêndios e apela à criação de medidas de apoio
AHRESP reuniu o seu Conselho Consultivo em Pedrogão Grande
Alimentação dos portugueses em debate na 1ª Convenção de Alimentação Coletiva
AHRESP lança ‘Rede de Restaurantes Portugueses no Mundo’ para enaltecer a gastronomia nacional
Linha de apoio a empresas turísticas afetadas pelos incêndios
AHRESP reforça apelo a solidariedade a Pedrógão Grande
> 35º Festival Nacional Gastronomia | 22/10 a 01/11 | Santarem
> 10.º Festival do Marisco de Ribamar | 23 outubro a 1 novembro | Ribamar
> New Food Bizz | 29 outubro | Santarém
> 10º Aniversário da ASAE | 3 novembro | Porto
> IV Convenção HOTELSHOP/SOCIALSHOP | 04 novembro | Lisboa
> TTR– Feira de Turismo da Roménia | 13 a 16 novembro | Bucareste
> Semináruo 40 Anos ANCIPA | 17 de novembro | Lisboa
> XXVI FEHISPOR, FEIRA HISPANO PORTUGUESA | 19 a 22 novembro | Badajoz
> Alimentaria&Horexpo Lisboa e Portugal AGRO | 21 a 24 novembro | Lisboa
APAVT convida a debater "Turismo: partilhar o futuro"