Viseu é a 1ª "Cidade Nacional Convidada" da BTL, em 2017

O Município de Viseu, Turismo do Centro, Fundação AIP e Comissão Organizadora da BTL - Bolsa de Turismo de Lisboa anunciaram esta terça-feira que Viseu será a primeira "Cidade Nacional Convidada" da BTL, que se realiza entre 15 e 19 de Março. A nova categoria surge no âmbito do "Ano Oficial para Visitar Viseu" que arranca agora, promovida pela autarquia, e da política de inovação daquela que é a mais importante feira internacional de turismo do país: a BTL.

A iniciativa, dirigida sobretudo ao mercado interno mas alargado à zona mais próxima da Extremadura espanhola, tem como objetivos principais o aumento da notoriedade e da reputação de Viseu e a valorização do papel das cidades médias no turismo, disse o presidente da Câmara, Almeida Henriques. O mercado potencial é de 6 milhões de visitantes disse o presidente da E.R. Turismo do Centro, Pedro Machado.

Segundo o edil, "este novo estatuto é um empurrão na promoção de Viseu enquanto destino, no ano que deverá registar os melhores indicadores turísticos da década, consolidando a recuperação dos anos da crise do turismo nacional".

Almeida Henriques defendeu ainda que "o 'boom' turístico em Portugal reclama iniciativas como esta e a afirmação de destinos complementares". "Cidades médias, como Viseu, podem constituir alternativas de excelência às grandes cidades e às regiões turísticas tradicionais", concluiu.

O autarca apontou "o mix poderoso de experiências" que a cidade pode proporcionar como um dos atrativos, referindo-se, nomeadamente, à gastronomia e vinhos revelando que a Ahresp qualificou 29 restaurantes, ao turismo ativo, à cultura - aludindo aos 2500 anos de história -, aos eventos tais como a Feira de São Mateus ou aos festivais de música.

Já Pedro Machado, defendeu que "a atribuição a Viseu do estatuto de 'Cidade Nacional Convidada da BTL 2017', na sua primeira edição, premeia o excelente trabalho desenvolvido pelo Município, honra a Região Centro de Portugal, estimula empresas e operadores e constitui um enorme incentivo para a captação de novos investimentos para a atividade turística."

"No ano em que Viseu declara 2017 como um tempo 'obrigatório' para 'visitar e viver a cidade', esta oportunidade demonstra o seu caráter nacional e a sua vocação para participar e receber grandes eventos, reforça a sua capitalidade e contribui para o aumento da notoriedade e atratividade da Região Centro de Portugal", assinala o responsável máximo da Turismo do Centro.

Para a Fundação AIP e a Comissão Organizadora da BTL, este novo estatuto da BTL é uma consequência da dinâmica "do maior evento de turismo em Portugal". "Nesta 29ª edição e tendo em conta o interesse cada vez maior do grande público, a BTL lança esta nova categoria nos destinos convidados, localizando uma cidade e o papel das entidades regionais e das autarquias. As cidades têm características únicas e são, grande parte das vezes, um ponto de chegada para os turistas, nacionais e estrangeiros. As nossas cidades são cada vez mais, bilhetes-postais do nosso País, cada uma com a sua cultura própria", destacam.

A organização da feira entende ainda que "este ano será Viseu a primeira Cidade Nacional Convidada da BTL, congratulando-nos com o trabalho desenvolvido entre o Município de Viseu e a Entidade Regional de Turismo do Centro, que tem vindo a revalorizar esta cidade enquanto destino, desenvolvendo os aspetos económicos, culturais e turísticos, através da iniciativa '2017, Ano Oficial para Visitar Viseu'." 

Fonte: Shopping Spirit Online

 

Destaques Comunicados AHRESP Agenda
Alojamento Turístico -agosto.2018-
Turismo de Ar Livre e Campismo -agosto.2018-
ATUALIZAÇÃO DE RENDAS PARA 2019
Estudo inédito reúne dados essenciais para apoiar empresas HORECA
Newsletter AHRESP #56
CCT entre a AHRESP e a FESAHT - alteração salarial e outras
Vencedores ‘7 Maravilhas à Mesa’
15ª Edição dos Portugal Travel Awards
Campanha #MENOS PLÁSTICO, MAIS AMBIENTE
Comendador Mário Pereira Gonçalves
AHRESP APRESENTA PROPOSTAS PARA ORÇAMENTO DO ESTADO 2019
AHRESP SAÚDA REALIZAÇÃO DA WEB SUMMIT EM LISBOA POR MAIS 10 ANOS
Alterações legislativas do AL podem ter impactos muito negativos e injustificados
AHRESP apresenta nova fase do programa Seleção Gastronomia e Vinhos Açores
DIA MUNDIAL DO AMBIENTE
AHRESP lança segunda fase do Taste Portugal
AHRESP lança campanha de sensibilização para redução de plásticos
Restauração e Alojamento criaram mais de 21 mil novos postos de trabalho
NOVOS ÓRGÃOS SOCIAIS DA AHRESP TOMARAM POSSE
AHRESP NA VICE PRESIDÊNCIA DA FEDERAÇÃO EUROPEIA ORGANIZAÇÕES CAMPISMO E CARAVANISMO
> 35º Festival Nacional Gastronomia | 22/10 a 01/11 | Santarem
> 10.º Festival do Marisco de Ribamar | 23 outubro a 1 novembro | Ribamar
> New Food Bizz | 29 outubro | Santarém
> 10º Aniversário da ASAE | 3 novembro | Porto
> IV Convenção HOTELSHOP/SOCIALSHOP | 04 novembro | Lisboa
> TTR– Feira de Turismo da Roménia | 13 a 16 novembro | Bucareste
> Semináruo 40 Anos ANCIPA | 17 de novembro | Lisboa
> XXVI FEHISPOR, FEIRA HISPANO PORTUGUESA | 19 a 22 novembro | Badajoz
> Alimentaria&Horexpo Lisboa e Portugal AGRO | 21 a 24 novembro | Lisboa
APAVT convida a debater "Turismo: partilhar o futuro"