TURISMO: Centro de Portugal homenageou personalidades

TURISMO CENTRO DE PORTUGAL HOMENAGEOU PERSONALIDADES E INSTITUIÇÕES NO JANTAR DE GALA "VÊ PORTUGAL"

Jantar foi um dos pontos mais altos do Fórum de Turismo Interno "Vê Portugal", que juntou centenas de participantes durante três dias em Leiria.

O Turismo Centro de Portugal homenageou ontem à noite, no decorrer do Jantar de Gala "Vê Portugal", personalidades e instituições que têm contribuído para o desenvolvimento e notoriedade do turismo na região Centro de Portugal. O Jantar de Gala, que ocorreu no Palace Hotel Monte Real, constituiu um dos pontos mais altos do 4.º Fórum de Turismo Interno "Vê Portugal", que durante três dias decorreu em Leiria.

Ainda durante o Jantar de Gala, foi apresentado o novo filme promocional do Turismo Centro de Portugal e foram entregues também os Prémios de Concurso de Empreendedorismo Turístico "José Manuel Alves" e o concurso de Teses Académicas criado pelo TCP.

A homenagem distinguiu quatro personalidades e a duas instituições. Cada homenageado recebeu uma obra de arte em vidro, produzida manualmente na Marinha Grande.

O Turismo Centro de Portugal homenageou:

- Fernando Nunes, fundador e presidente do Grupo Visabeira. Desde 1980, ano de fundação da Visabeira, empreendeu a construção de um grupo empresarial que tem hoje presença em vários domínios de atividade: telecomunicações, energia, tecnologias, construção, imobiliária, indústria, turismo, lazer, comércio, serviços, agricultura, florestas e ambiente. No setor do turismo, lançou um conjunto de produtos e equipamentos integrados que colocaram o Grupo como referência nos segmentos da hotelaria e congressos, lazer e animação. É um exemplo de enorme dedicação à região Centro de Portugal.

- Mário Pereira Gonçalves, presidente da AHRESP (Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal) desde 1976. Desenvolveu um importante papel na criação e funcionamento de várias Confederações e Federações Empresariais, e entidades públicas e privadas, nacionais e estrangeiras, como a CTP - Confederação do Turismo Português, a CIP - Confederação Empresarial de Portugal e a CCP - Confederação do Comércio e Serviços de Portugal. Entre vários títulos honoríficos, recebeu do Estado Português a Medalha de Ouro de Mérito Turístico.

- Joaquim Morão, secretário executivo da CIM da Beira Baixa. Foi durante mais de 30 anos presidente de câmara, primeiro em Idanha-a-Nova (14 anos) e depois em Castelo Branco (16 anos). Considerado um dos autarcas modelo do país, foi, entre vários cargos, o primeiro presidente da Assembleia Geral da Turismo Centro Portugal (2008-2013) e um aliado muito forte em todo o processo de instalação e consolidação do atual modelo das Entidades.

- Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT (Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo). Tem atividade profissional no Turismo há mais de 25 anos. Do seu percurso destacam-se a direção-geral da Igestur, da Space e a presidência da área de operadores turísticos da Espírito Santo Viagens. Em 2011 fundou a agência de viagens Lounge Travel, especializada no segmento de lazer de luxo, da qual é sócio-gerente. No mesmo ano foi eleito presidente da APAVT. Em 2014 foi eleito vice-presidente da ECTAA-Confederação Europeia das Associações de Agências de Viagens e Operadores Turísticos.

- Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro (CCDRC). O contributo da CCDRC para o desenvolvimento turístico da região Centro de Portugal é fundamental para a qualificação e a valorização do território, quer como parceira da Turismo Centro de Portugal, ao longo de dois ciclos de programação financeira, quer como impulsionadora das iniciativas públicas e privadas que, ano após ano, renovam e capacitam a oferta à disposição dos turistas. Recebeu o prémio Ana Abrunhosa, Presidente da CCDRC.

- Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP). Entidade que integra todos os Municípios Portugueses e Associações de Municípios. Tem como fim geral a promoção, defesa, dignificação e representação do Poder Local. Considera a Turismo Centro de Portugal ser verdadeiramente importante distinguir a Associação Nacional de Municípios Portugueses, organização que pela sua abrangência integra os 100 municípios que constituem o território de atuação da Turismo Centro de Portugal, a base territorial de toda a sua ação. Recebeu o prémio Manuel Machado, presidente da ANMP.

No decorrer do Jantar de Gala foram também entregues os Prémios do Concurso de Empreendedorismo Turístico "José Manuel Alves", instituídos pelo Turismo Centro de Portugal, e que visam apoiar projetos inovadores no setor do Turismo com implementação na região Centro de Portugal.

Os prémios distinguiram os projetos "Securis" (1.º lugar), "Invisiwall" (2.º lugar) e "Mondego Art Valley" (3.º lugar). O projeto vencedor visa a construção de uma aplicação móvel que contribuirá para a segurança do turista, através da utilização de um guia virtual que assinala zonas desaconselháveis, tipos de riscos por área, os recursos e as formas de os mitigar, permitindo ainda um botão de "pânico" para chamar as forças de segurança.

O concurso de Teses Académicas foi ganho, na categoria de tese de mestrado, por André Inácio Teixeira, com a tese "Definição de percursos turísticos cicláveis na Região de Aveiro com recurso aos sistemas de informação geográfica", e, na categoria de tese de doutoramento, por Joana Inês Silva de Lima, com a tese "Turismo em família: a importância do Turismo para famílias economicamente carenciadas".

Fonte: TV Nelas Online, 2017-06-01 

 

Destaques Comunicados AHRESP Agenda
Produtividade dos ministros não se mede pelo número de leis assinadas
Atualização extraordinária do preço dos contratos públicos de aquisição de serviços
Incêndios: AHRESP associa-se a linha de apoio a empresas turísticas
Contrato Coletivo de Trabalho entre a AHRESP e a FESAHT para o setor do Alojamento
"É preciso debelar o medo e restaurar a confiança dos turistas"
“O Bitoque” representa Grande Lisboa
Caderno de Economia e Negócios AHRESP - JULHO17
Fundo Revita
Pedrógão Grande: Armazém de doações em Castelo Branco ultrapassou as 40 toneladas
CCT entre a AHRESP e o SITESE
Linha de apoio a empresas turísticas afetadas pelos incêndios
AHRESP reforça apelo a solidariedade a Pedrógão Grande
Confirmando a expetativa da AHRESP
CAMPANHA de SOLIDARIEDADE com a REGIÃO CENTRO
AHRESP e CTP promovem workshops em todo o país para empresários do turismo
AHRESP retira 3,4 milhões de euros de custos às empresas do Canal HORECA
Turismo Decisivo Crescimento do PIB, do Emprego e das Exportações
AHRESP saúda aprovação da lei sobre a clarificação do Imposto do Selo
Publicação da Lei sobre a clarificação do Imposto do Selo em fase final
AHRESP Será recebida hoje na AR para debater alterações ao Código do Imposto de Selo
> 35º Festival Nacional Gastronomia | 22/10 a 01/11 | Santarem
> 10.º Festival do Marisco de Ribamar | 23 outubro a 1 novembro | Ribamar
> New Food Bizz | 29 outubro | Santarém
> 10º Aniversário da ASAE | 3 novembro | Porto
> IV Convenção HOTELSHOP/SOCIALSHOP | 04 novembro | Lisboa
> TTR– Feira de Turismo da Roménia | 13 a 16 novembro | Bucareste
> Semináruo 40 Anos ANCIPA | 17 de novembro | Lisboa
> XXVI FEHISPOR, FEIRA HISPANO PORTUGUESA | 19 a 22 novembro | Badajoz
> Alimentaria&Horexpo Lisboa e Portugal AGRO | 21 a 24 novembro | Lisboa
APAVT convida a debater "Turismo: partilhar o futuro"