Programa ´Portugal Sou Eu´ contribuiu para aumento das vendas em 82,6% das empresas que aderiram

O programa 'Portugal Sou Eu' apresenta hoje, em Lisboa, um estudo, da responsabilidade do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) que revela que 82,6% das empresas inquiridas consideram que as suas vendas beneficiaram com a adesão à iniciativa. A coordenadora do estudo, Helena Martins Gonçalves, disse à Lusa que o ISEG foi contactado pelo programa para fazer um balanço do mesmo e acrescentou que o trabalho foi desenvolvido, a partir de três vetores principais - negócios, emprego e maturidade do produto.

No entanto, verifica-se que apenas 12,7% das instituições inquiridas conseguem quantificar o impacto que a adesão ao 'Portugal Sou Eu' tem nas vendas. Helena Martins Gonçalves acrescenta que, muitas vezes, as empresas não percebem o impacto direto que o programa tem nas vendas, mas reconhecem que existe um impacto indireto, uma vez que os consumidores passam a reconhecer os produtos que têm o selo da iniciativa. No que se refere aos motivos que levaram as instituições a aderir ao programa, 68% dos inquiridos considera que é "muito importante" no que diz respeito à melhoria da notoriedade das marcas e dos produtos, enquanto 48,4% classifica como "importante" para aumentar as vendas das empresas.Já 60,5% considera que é "muito importante" ser uma entidade externa a atestar que o produto é português.

De acordo com o estudo, verifica-se que 18,8% dos inquiridos coloca o selo do programa apenas em alguns produtos. Apesar de existirem vários cenários que podem justificar esta escolha, a coordenadora do estudo indica que existem entidades que se dedicam à exportação e, por isso, a aplicação do selo não se justifica, uma vez que o seu significado não é percetível para os estrangeiros. Por outro lado, Helena Martins Gonçalves refere que a adesão ao programa implica um conjunto de requisitos, que nem todas as empresas e produtos cumprem. No que se refere à avaliação global e perspetivas futuras do 'Portugal Sou Eu', do total de empresas, mais de 80% demonstra interesse num eventual programa de qualificação para integrar redes de fornecedores de grandes empresas.

O estudo do impacto da adesão das empresas ao programa inquiriu 153 instituições, através de um questionário eletrónico, das quais, mais de 80% detinham cerca de 50 colaboradores. Lançado em 2012, pelo Governo, o programa 'Portugal Sou Eu' tem como objetivos promover o equilíbrio da balança comercial, combater o desemprego, melhorar a competitividade e contribuir para o crescimento sustentado da economia.

A iniciativa é gerida por um órgão operacional, constituído pela Associação Empresarial de Portugal (AEP), Associação Industrial Portuguesa -- Câmara de Comércio e Indústria (AIP-CCI), Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) e pela Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI).

Fonte: Lusa, 2017-10-26 07:32 

 

Destaques Comunicados AHRESP Agenda
Newsletter AHRESP #57
Portaria de Extensão – CCT AHRESP | FESAHT – Restauração e Bebidas
Alterações à recolha de lixo (feriado de 1 de novembro)
Alojamento Turístico -agosto.2018-
Turismo de Ar Livre e Campismo -agosto.2018-
ATUALIZAÇÃO DE RENDAS PARA 2019
Estudo inédito reúne dados essenciais para apoiar empresas HORECA
CCT entre a AHRESP e a FESAHT - alteração salarial e outras
Newsletter AHRESP #56
Campanha #MENOS PLÁSTICO, MAIS AMBIENTE
AHRESP APRESENTA PROPOSTAS PARA ORÇAMENTO DO ESTADO 2019
AHRESP SAÚDA REALIZAÇÃO DA WEB SUMMIT EM LISBOA POR MAIS 10 ANOS
Alterações legislativas do AL podem ter impactos muito negativos e injustificados
AHRESP apresenta nova fase do programa Seleção Gastronomia e Vinhos Açores
DIA MUNDIAL DO AMBIENTE
AHRESP lança segunda fase do Taste Portugal
AHRESP lança campanha de sensibilização para redução de plásticos
Restauração e Alojamento criaram mais de 21 mil novos postos de trabalho
NOVOS ÓRGÃOS SOCIAIS DA AHRESP TOMARAM POSSE
AHRESP NA VICE PRESIDÊNCIA DA FEDERAÇÃO EUROPEIA ORGANIZAÇÕES CAMPISMO E CARAVANISMO
> 35º Festival Nacional Gastronomia | 22/10 a 01/11 | Santarem
> 10.º Festival do Marisco de Ribamar | 23 outubro a 1 novembro | Ribamar
> New Food Bizz | 29 outubro | Santarém
> 10º Aniversário da ASAE | 3 novembro | Porto
> IV Convenção HOTELSHOP/SOCIALSHOP | 04 novembro | Lisboa
> TTR– Feira de Turismo da Roménia | 13 a 16 novembro | Bucareste
> Semináruo 40 Anos ANCIPA | 17 de novembro | Lisboa
> XXVI FEHISPOR, FEIRA HISPANO PORTUGUESA | 19 a 22 novembro | Badajoz
> Alimentaria&Horexpo Lisboa e Portugal AGRO | 21 a 24 novembro | Lisboa
APAVT convida a debater "Turismo: partilhar o futuro"