Programa 'Casa Eficiente 2020'
O Governo português vai lançar o programa 'Casa Eficiente' com uma dotação orçamental de 200 milhões de euros e aberto a qualquer entidade, seja singular ou coletiva.
O Programa 'Casa Eficiente 2020' resulta da ambição do Governo Português de criar um sistema de incentivos a projetos que incluam a realização de um conjunto de obras que visem a melhoria do desempenho ambiental das casas e edifícios, maioritariamente, habitacionais. O programa tem como destinatários todo o tipo de proprietários.
O Programa Casa Eficiente é uma linha de financiamento que dispõe de um montante global de 200 milhões de euros, dos quais 100 milhões são assegurados pelo Banco Europeu de Investimento (BEI), sendo os restantes 50% assegurados por bancos comerciais presentes no mercado nacional e aderentes ao programa.
Este financiamento é realizado através de um empréstimo reembolsável, com taxas de juro abaixo das praticadas no mercado.
Será criado um balcão virtual de apoio ao Casa Eficiente 2020, intitulado Portal Casa Eficiente com toda a informação de suporte ao programa, incluindo um simulador e um módulo de suporte aos pedidos de financiamento que os beneficiários finais terão que formalizar junto da banca comercial aderente ao programa, assim como o tipo de obras financiadas, as poupanças estimadas ou as empresas habilitadas para os trabalhos.
Deste modo, os serviços da AHRESP (tel. 213 527 060) estão à disposição para os esclarecimentos necessários:
Inês Santos (ines.santos@ahresp.com)
Cristina Curto (cristina.curto@ahresp.com).