NOVOS ÓRGÃOS SOCIAIS DA AHRESP TOMARAM POSSE

 

Os novos órgãos sociais da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) tomaram posse hoje, numa cerimónia que contou com as presenças do Ministro-adjunto, Pedro Siza Vieira em representação do Primeiro-ministro, do Secretário de Estado Adjunto da Economia e do Comércio, Paulo Pereira e da Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, enviou uma mensagem dirigida à AHRESP: “Os empresários e todos quantos trabalham na restauração, hotelaria e turismo têm motivos para confiança acrescida no futuro do setor. Provaram que é possível vencer e dar a volta às crises mais difíceis, com uma notável resiliência, sabendo adaptar-se à mudança, a uma conjuntura de melhoria do consumo interno e ao afluxo de turistas estrangeiros.  Há dificuldades que persistem (e outras que surgem), mas estou certo de que, com a vossa habitual capacidade de negociação e articulação com todos os agentes do setor do turismo, o vosso pensamento e a vossa atitude estão voltados para o futuro. O Presidente de Portugal está grato pelo vosso valioso contributo para a melhoria da reputação e da imagem externa de Portugal e transmite-vos, neste momento simbólico de início do vosso novo mandato, uma palavra de confiança.”

O Primeiro-ministro Antonio Costa, também em mensagem enviada agradeceu, “ O que os profissionais dos diversos setores, Associados da AHRESP, têm feito pelo nosso País, e pela forma como, com muita coragem, resistiram aos anos difíceis da crise, e souberam contribuir para o relançamento da nossa economia, dando um contributo fundamental, para a animação das nossas cidades e para o crescimento do nosso Turismo” 

Em nome do Presidente da Direção, o 1º Vice-Presidente, Carlos Moura, referiu que, a responsabilidade da instituição no que respeita à representatividade de setores que hoje são os grandes motores da economia nacional, em especial o Canal HORECA que, no total da atividade turística, representa 71,6% do total das empresas, 78,3 % dos postos de trabalho e 55,9% do volume de negócios. 

“Em 2017, o Canal HORECA registou um total de mais de 323 mil postos de trabalho, o que significou um aumento de quase 16% face a 2016. Mas estes números não refletem a realidade em toda a sua plenitude. Os setores do Alojamento e da Alimentação e Bebidas assumem hoje uma importante dimensão social, quando pensamos no número de famílias que deles dependem. Serão mais de um milhão de cidadãos, o que corresponderá a cerca de 10% de toda a nossa população.”

Foram salientadas algumas das preocupações da AHRESP: “apesar de não ser este o momento, nem o local indicado para entoar as nossas preocupações, não podemos deixar de referir alguns temas, que têm estado no topo da nossa agenda e que impactam no desempenho das nossas atividades. Desde logo, as questões relacionadas com as relações laborais, em concreto com a legislação laboral. Por outro lado, é necessário que se reflita sobre a quantidade de encargos a que estão sujeitas as empresas (…) Estaremos especialmente atentos à política fiscal. Continuaremos a exigir o cumprimento das obrigações fiscais, combatendo a economia paralela e a concorrência desleal, ao mesmo tempo que apresentaremos as nossas propostas, com reformas que tardam, nomeadamente em termos de IVA e Pagamento Especial por Conta.”

Numa cerimónia que contou com representantes de várias entidades públicas e privadas, a AHRESP apresentou os principais eixos estratégicos para o próximo mandato, nomeadamente: Território, Gastronomia e Pessoas.  

No que respeita ao Território, foi sublinhado: “Sabemos que cada região comporta interesses, mas também necessidades, díspares entre si. Os problemas do litoral, não são os mesmos com que se deparam as empresas do interior. Temos de ajustar o nosso apoio às exigências de cada território”. Neste sentido, a AHRESP irá prever representação em cada distrito, além das 13 Delegações e Balcões Únicos Empresariais já existentes.

No eixo da Gastronomia, a AHRESP irá continuar a apostar na promoção do que de melhor se faz em Portugal a este nível. Exemplo desse trabalho é a implementação do Programa “Taste Portugal” que tem vindo a criar uma Rede de Restaurantes Portugueses no Mundo, bem como o Programa Seleção Gastronomia e Vinhos que tem vindo a ser implementado em território nacional com o objetivo de afirmar o nosso Património Gastronómico como Produto Turístico das Regiões

Na vertente das Pessoas, a AHRESP irá levar a cabo um Plano de Ação de âmbito nacional para fomento do emprego no setor do Alojamento e da Restauração e Bebidas, e para o aumento das competências e valorização de todas as suas profissões, sem exceção.

A AHRESP foi criada em 1896 e assume-se como a maior associação empresarial na defesa e representação de um setor que é uma das locomotivas do desenvolvimento da economia e da sociedade portuguesa: O Turismo. 

ÓRGÃOS SOCIAIS ELEITOS

§  Assembleia-geral: Rui Mota – ENATUR – Empresa Nacional de turismo, S.A.

§  Direção: Mário Pereira Gonçalves – VERSAILLES, Lda.

§  Conselho Fiscal: Mauro Sérgio da Silva – SPIR Unipessoal, Lda.

§  Grupo de Setor dos Restaurantes: Antero Jacinto – TEOTÓNIO LAZARO MIRANDA & FILHOS, LDA

§  Grupo de Setor do Campismo e Hotelaria de Ar Livre: Beatriz Santos – ORBITUR, Intercâmbio de Turismo, SA

§  Grupo de Setor dos Empreendimentos Turísticos e Alojamento Local: Fernando Faneco, FERNANDO JOSÉ SOARES FANECO

§  Grupo de Setor das Pastelarias: Vitor Sá Marques – MARQUES GONÇALVES E PESTANA, Lda.

§  Grupo de Setor dos Casinos, Bares e Discotecas: Eugénio Ribeiro – KAPAINVESTE, HOTELARIA E SIMILARES, SA

§  Grupo de Setor da Restauração Coletiva: Maria de Fátima Portulez – GERTAL, SA

§  Grupo de Setor da Restauração de Serviço Rápido: Sofia Mendoça - SISTEMAS MACDONALD´S PORTUGAL, SA

§  Grupo de Setor da Indústria e Comércio Alimentar: Alexandre Bastos - SOGENAVE, SA

 

Destaques Comunicados AHRESP Agenda
Newsletter AHRESP #55
Livro de Reclamações Eletrónico
AHRESP alerta para a urgência de uma nova Lei para o Arrendamento Empresarial
Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior
Receitas Turísticas Internacionais - abril
Turismo de Ar Livre e Campismo - abril
Newsletter AHRESP #54
Alojamento Turístico - abril
Newsletter AHRESP #53
Prémios AHRESP 2018
Alterações legislativas do AL podem ter impactos muito negativos e injustificados
AHRESP apresenta nova fase do programa Seleção Gastronomia e Vinhos Açores
DIA MUNDIAL DO AMBIENTE
AHRESP lança segunda fase do Taste Portugal
AHRESP lança campanha de sensibilização para redução de plásticos
Restauração e Alojamento criaram mais de 21 mil novos postos de trabalho
NOVOS ÓRGÃOS SOCIAIS DA AHRESP TOMARAM POSSE
AHRESP NA VICE PRESIDÊNCIA DA FEDERAÇÃO EUROPEIA ORGANIZAÇÕES CAMPISMO E CARAVANISMO
Eleições da AHRESP Triénio 2018-2021
Turismo continua a impulsionar evolução positiva da conjuntura económica
> 35º Festival Nacional Gastronomia | 22/10 a 01/11 | Santarem
> 10.º Festival do Marisco de Ribamar | 23 outubro a 1 novembro | Ribamar
> New Food Bizz | 29 outubro | Santarém
> 10º Aniversário da ASAE | 3 novembro | Porto
> IV Convenção HOTELSHOP/SOCIALSHOP | 04 novembro | Lisboa
> TTR– Feira de Turismo da Roménia | 13 a 16 novembro | Bucareste
> Semináruo 40 Anos ANCIPA | 17 de novembro | Lisboa
> XXVI FEHISPOR, FEIRA HISPANO PORTUGUESA | 19 a 22 novembro | Badajoz
> Alimentaria&Horexpo Lisboa e Portugal AGRO | 21 a 24 novembro | Lisboa
APAVT convida a debater "Turismo: partilhar o futuro"