AHRESP lança campanha de sensibilização para redução de plásticos

INICIATIVA DE ÂMBITO NACIONAL

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) lança hoje, quinta-feira, dia 24, a campanha ‘Menos Plástico, Mais Ambiente’, uma iniciativa com o apoio do Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente, que visa a redução do uso de artigos de plástico na restauração e hotelaria (Canal HORECA) e a mudança de comportamentos neste setor, com vista à preservação do meio ambiente. A Campanha abrange todo o território nacional e inclui ações no terreno em várias cidades do país.

No âmbito da primeira estratégia europeia para os plásticos, lançada no início deste ano no quadro do Pacote da Economia Circular da Comissão Europeia (PAEC), a campanha da AHRESP pretende consciencializar a comunidade local para a importância de minimizar os impactos ambientais da utilização do material descartável plástico e motivar, auxiliar e avaliar a mudança de comportamentos do canal HORECA.

«A produção global de plásticos aumentou 20 vezes desde 1969, atingindo 322 milhões de toneladas em 2015. São números que merecem mais do que uma reflexão, uma atitude proactiva no sentido de proteger o nosso planeta. Apesar de Portugal ter um bom desempenho no que se refere à taxa de reciclagem de embalagens de plástico - bem acima da meta de 22,5% - queremos ir mais além e tornar o setor da restauração e hotelaria numa referência a nível mundial», afirma Ana Jacinto, Secretária-Geral da AHRESP.

A campanha ‘Menos Plástico, Mais Ambiente’, que decorre entre maio e outubro deste ano, e terá como base um movimento nacional, agregador, que irá sensibilizar empresários, consumidores, turistas, entidades institucionais e governamentais e órgãos de comunicação social.

Conferência e pesagem do plástico recolhido encerram a campanha

As ações previstas incluem, entre outras, o levantamento e o diagnóstico do consumo de plásticos no canal HORECA, a disseminação de informação através de um site e das redes sociais, a presença de brigadas de promotores da iniciativa que farão a recolha de plásticos em alguns dos principais festivais de música do país, feiras e praias, a promoção de passatempos, a realização de um roadshow nacional e uma rede de estabelecimentos de restauração e alojamento que promovam e pratiquem um conjunto de boas práticas em matéria ambiental. No final da campanha, será realizada uma conferência, onde serão avaliados os resultados desta iniciativa e feita a pesagem dos plásticos recolhidos em todo o país.

Com esta campanha, a AHRESP irá dar continuidade ao trabalho iniciado com a criação do Guia de Boas Práticas Ambientais desenvolvido em 2011 e do Sistema Verdoreca, ambos pioneiros na Europa. «Temos um forte historial na separação de todos os resíduos de embalagens usadas, garantindo o seu devido encaminhamento e contribuindo para o cumprimento das metas nacionais em termos de reciclagem», lembra a Secretária-Geral da AHRESP.

«É possível sensibilizar empresários, residentes, turistas nacionais e internacionais para esta temática, fomentar a reciclagem, promover a diminuição dos resíduos plásticos e incentivar o investimento e a inovação, através do aumento da procura de materiais recicláveis. Queremos dar um contributo importante no lançamento dos alicerces de uma nova economia para este material, uma economia circular que preserve o ambiente e ajude as empresas a tornaram-se mais competitivas», adianta.

Este projeto da AHRESP está enquadrado e em conformidade com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que compõem a Agenda 2030, auxiliando à concretização de um dos grandes desafios do desenvolvimento do turismo sustentável, que é a resposta às necessidades económicas, sociais e ambientais das gerações presentes, sem comprometer as das gerações futuras.

 

Destaques Comunicados AHRESP Agenda
FESAHT: Pré-Aviso de Greve_06 de Julho 2018
FESAHT: Pré-Aviso de Greve_06 de Julho 2018
Newsletter AHRESP #53
Prémios AHRESP 2018
Receitas Turísticas Internacionais crescem +20,3% em março de 2018
AHRESP na associação europeia de Campismo e Caravanismo
Diretório Comercial Nacional – Registo Empresarial de Portugal
Mais respeito pelo alojamento local
Festival da Eurovisão - mais de 100mil visitantes em Lisboa
Tarifas de gás natural
AHRESP apresenta nova fase do programa Seleção Gastronomia e Vinhos Açores
DIA MUNDIAL DO AMBIENTE
AHRESP lança segunda fase do Taste Portugal
AHRESP lança campanha de sensibilização para redução de plásticos
Restauração e Alojamento criaram mais de 21 mil novos postos de trabalho
NOVOS ÓRGÃOS SOCIAIS DA AHRESP TOMARAM POSSE
AHRESP NA VICE PRESIDÊNCIA DA FEDERAÇÃO EUROPEIA ORGANIZAÇÕES CAMPISMO E CARAVANISMO
Eleições da AHRESP Triénio 2018-2021
Turismo continua a impulsionar evolução positiva da conjuntura económica
Regulamento de Proteção de Dados
> 35º Festival Nacional Gastronomia | 22/10 a 01/11 | Santarem
> 10.º Festival do Marisco de Ribamar | 23 outubro a 1 novembro | Ribamar
> New Food Bizz | 29 outubro | Santarém
> 10º Aniversário da ASAE | 3 novembro | Porto
> IV Convenção HOTELSHOP/SOCIALSHOP | 04 novembro | Lisboa
> TTR– Feira de Turismo da Roménia | 13 a 16 novembro | Bucareste
> Semináruo 40 Anos ANCIPA | 17 de novembro | Lisboa
> XXVI FEHISPOR, FEIRA HISPANO PORTUGUESA | 19 a 22 novembro | Badajoz
> Alimentaria&Horexpo Lisboa e Portugal AGRO | 21 a 24 novembro | Lisboa
APAVT convida a debater "Turismo: partilhar o futuro"